Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Outro dia

Outro dia

14
Dez18

Isto dos blogs

Bast

blog.jpg

Estes dias conversava com uma amiga como isto dos blogs está diferente.

Quando comecei nestas andanças, os blogs serviam para 'conversarmos'. Lia o blog da Andreia onde ela contava as suas peripécias na faculdade e coisas tão banais como a compra do carro novo ou alguma situação do dia a dia. E como ela, tantos outros. Uns ainda cá estão iguais a si, outros mudaram entretanto e ainda há aqueles, como o da Andreia que acabou por 'desaparecer'. O meu blog era igual a estes e iamos trocando comentários entre todos.

Na altura brotavam os primeiros blogs de moda e beleza, mas eram sobretudo de meninas que falavam das suas compras, do seu dia a dia e faziam tutoriais em posts apenas porque isso lhes dava prazer e mostravam produtos que tinham comprado e davam as suas opiniões e trocavam-se impressões eu via isto tudo como uma comunidade. A par disto começaram a surgir os blogs de culinária, de gente que apenas adorava cozinhar e mostrava as suas receitas... coisas simples e dos seus dias que eu cheguei a replicar em casa. Era giro cá andar e para mim, não havia um só dia em que eu não postasse alguma coisa. Era como se o blog e os restantes bloggers fossem uma extensão dos meus dias. Fiz amigos que trago comigo no coração e na vida à custa disto mesmo.

 

Hoje as coisas mudaram. Muito.

Não sou contra a especialização dos blogs, nem a profissionalização da coisa. Muito menos contra a publicidade e essas coisas todas. Os tempos mudam, as coisas e as pessoas também. 

Acho legitimo que quem trabalhe e se dedique a alguma coisa seja devidamente recompensado. A questão é que as coisas mudaram mesmo muito. 

As bloggers de moda de beleza tornaram-se reféns da publicidade e das marcas. Não há uma unica receita culinária que não leve um ingrediente qualquer que me faça ter que ir ao supermercado de propósito se a quiser recriar. As fotos que ilustram posts são tiradas por fotógrafos profissionais e em quase todos os posts se torna evidente a intenção comercial nos textos... 

Quantas vezes não abro eu o ecrã para escrever sobre qualquer coisa e acabo por fecha-lo, porque... não é sobre maquilhagem, moda, não leva geleia de agave ou açucar de coco... era apenas uma banalidade qualquer que me aconteceu. 

Não é que seja saudosista dos tempos idos, eu entendo que eles mudam, mas confesso que sinto alguma saudade daquela interação de antes.

 

13 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub